domingo, 8 de março de 2009

Dia 08 de março de 2009.

Comemorei o Dia Internacional das Mulheres indo ao cinema com minhas filhas e o namorado de uma delas no Shopping Center de São Gonçalo. Assistimos ao filme "Se eu fosse você 2". Foi ótimo. Dei muitas risadas e me diverti muito. Após o filme, como é de praxe, fizemos um lanche na Praça de Alimentação. Comi um sanduíche de atum, do BOB's que estava uma delícia com fritas e bebi um Mate metido a besta.
Na volta para casa esperamos um bom tempo pela Van que resolveu demorar mais que o normal até que um motorista de um outro itinerário, vendo a fila para a Van para o Engenho Pequeno crescendo muito, resolveu nos levar e chgamos em casa, sãs e salvas.
Este ano não fui à Marcha das Mulheres, nem a nehuma comemoração feita por órgãos governamentais, inclusive, na quinta-feira, o deputado Picciani (PMDB), presidente da ALERJ,junto com a deputada Inês Pandeló (PT) fêz uma homenagem às mulheres, mas quando lá cheguei já havia terminado. Então fui com Mariléa, presidente da AFIASERJ, Elizabeth, diretora da AFIASERJ e Maria da Glória, presidente da AFHEAN ao gabinete do deputado Paulo Ramos mas como não o encontramos, batemos um papo com o Renan, seu chefe de gabinete a quem Mariléa contou como foi a cobrança que elas fizeram sobre a Maternidade do IASERJ que se encontra fechada desde que Sergio Cabral assumiu e nomeou o Sergio Côrtes para Secretário de Saúde, que por sua vez nomeou o Dr. Moll como responsável pela presidência do IASERJ e desde então começou a destruição física do IASERJ.
Consideramos uma grande violência a desativação da maternidade, do centro cirúrgico, da pediatria, do laboratório de Raio X, do BTI Infantil e de todos os serviços que o IASERJ prestava aos seus segurados, nós os servidores públicos estaduais.
A nossa luta não tem sido fácil mas já conseguimos colher alguns frutos dela, como por exemplo, a reestruturação da Emergência que agora chamam de SPA (Serviço de Pronto Atendimento), a aquisição de um Tomógrafo e de um Mamógrafo, a criação do PROMUSA que presta atendimento ambulatorial à mulher, com diversas especialidades clinicando, embora somente os exames Papa Nicolau, sangue, fezes e urina estejam sendo feitos no IASERJ, mas já é um avanço porque tudo estava desativado.
A farmácia também vem sendo regularmente abastecida com os medicamentos mais receitados pelos médicos.
O Pavilhão clínico teve alguns leitos restabelecidos para internações, inclusive até porque instalaram nas dependência do IASERJ, uma parte do Hospital São Sebastião, especialista em doenças infecciosas. Também foi transferida para lá a Central de Regulação de Leitos, a Farmácia Judicial( aquela que fornece medicamentos àquelas pessoas que entram com ação na justiça) e a Central de Ostomizados, onde são fornecidas as bolsas para colostomia. A luta é árdua mas estamos avançando a despeito de ser apenas um pequeno grupo de lutadores liderado pela incansável Mariléa que carrega essa luta. Esta mulher merece todas as felicitações neste dia.

Nenhum comentário: