sábado, 30 de outubro de 2010

SALVEMOS O IASERJ

Dedicamos o último dia 27/10/10 ao ATO de protocolar uma Acão Popular por Crime de de Responsabilidade contra o governador Sergio Cabral pela sua intenção de demolir o IASERJ Central para que o INCA possa ampliar as suas instalações. Como o MUSPE ( Movimento Unificado dos Servidores Públicos) não consegue dissuadi-lo dessa idéia, nós Entidades representativas da categoria de servidores públicos e usuários do nosso hospital, resolvemos sair em campo, numa batalha desigual pra tentar estancar esse que será um verdadeiro crime contra a saúde tanto dos servidores públicos estaduais, como da população que usa os serviços médicos do IASERJ, aliás, sem que para isso seja transferido ao IASERJ nenhum tostão das verbas federais destinadas ao SUS. Paricipamos do III Encontro de Aposentados do SEPE e junto com demais companheiras lutadoras e defensoras do serviço público de qualidade conseguimos aprovar em plenária que a luta pelo IASERJ seria um eixo da pauta principal dentre as reivindicações do SEPE (Sindicato dos Profissionais de Educação) e a partir daí foi criada a Comissão de Organização da Luta em Defesa do IASERJ) - COLDI e o ATO aqui relatado foi uma das primeiras iniciativas desta Comissão.
O IASERJ vive e atende em suas 33 (trinta e três) especialidades médicas, algumas delas, se o usuário chegar bem cedinho, será atendido no mesmo dia, em outras - devido à carência de especialistas que ao ao aposentar-se ou falecer não é substitúido pela falta de concursos público - deverá ser marcada a consulta com antecedência. Além disso está em pleno funcionamento o Serviço de Análises Clínicas, de Tomografia Computadorizada, de Ultra-sonografia e tratamento Odontológico, além do tratamento de vitiligo que faz inveja a qualquer outro hospital da rede estadual.
Foram destinados ao hostipal Central do IASERJ dois aparelhos de última geração, um Ecógrafo e um Mamógrafo em solenidades, mas até agora esses aparelhos não foram entregues no IASERJ, bem como não foram contratados os técnicos que irão operá-los. Com os 10 milhões doados pela ALERJ foi feita uma manutenção na antiga Emergência, que pela falta do Centro Cirúrgico, fechado por Cabral, passou a chamar-se SPA (Serviço de Pronto Atendimento) que está todo informatizado e climatizado atendendo exclusivamente aos servidores estaduais e seus beneficiários vinte quatro horas. Foram feitas obras de recuperação na portaria de entrada principal, na recuperação de 80(oitenta) dos 300 leitos existentes e criou-se o PROMUSA (Programa de Atendimento à Saúde da Mulher), que faz em torno de 2000 (dois mil) atendimentos mês. O Servico de Medicina Física desenvolve terapias como ondas curtas, ultra-som, RPG, Quiropraxia Americana, Acupuntura e massagem, com um atendimento mês também muito significativo, atendendo de 2ª a 6ª feira em dois turnos: manhã e tarde.
Estamos programando uma atividade denominada IASERJ ESTÁ VIVO! e convidaremos a todos usuários, população em geral, servidores estaduais para irem ver tudo o que o IASERJ Central tem para oferecer a fim de mostrar que ele não pode ser demolido e incentivar a todos a se engajarem nesta luta.

Nenhum comentário: